Por Guilherme Stefani*
O sonho de muitos empresários:
"Substituir mentes humanas por máquinas!"
Muitas pessoas estão se sentindo amedrontadas com a rápida evolução das inteligências artificiais e com medo da Quarta Revolução Industrial.
Hoje vamos discutir: Será que é possível substituir um funcionário CLT incompetente por um sistema de IA?
Primeira substituição: o trabalho chato
Sabe aquela função entediante da empresa que sempre dão para o coitado do estagiário de ficar arrumando coisas inúteis para ele não ficar ocioso?
Identifique as tarefas que consomem tempo e se repetem com frequência. Com a IA, é possível automatizá-las, liberando sua equipe para se concentrar em atividades mais estratégicas e de maior valor para não perder tempo com coisas tarefas cansativas e frustrantes.
Segunda substituição: o setor financeiro
Sabe aquele rapaz da contabilidade que cuida de todo o caixa da empresa?
Então, ele é muito importante.
A IA é uma aliada poderosa na análise de grandes volumes de dados, identificando padrões e fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões informadas. Você confiaria cegamente numa máquina para cuidar do caixa da sua empresa?
Terceira substituição: setor comercial
Imagina seu cliente furioso pois o sistema não está funcionando. Em vez de ter uma atendente paciente e atenciosa, ele se depara com um robô mal programado que não sabe responder suas simples dúvidas.
Explore o uso de chatbots alimentados por IA para oferecer suporte e atendimento ao cliente 24 horas por dia.
Esses assistentes virtuais podem responder perguntas frequentes, fornecer informações e agilizar o atendimento, proporcionando uma experiência mais eficiente aos seus clientes.
Não dá para contar somente com o robozinho para evitar perder o cliente, ok?
Quarta substituição: o marketing da empresa
Imagina que legal seria se todas as empresas trocassem o marketing de mentes criativas por máquinas com respostas repetitivas e generalistas.
As inteligências artificiais auxiliam, todavia não conseguem pensar tão fora da caixa assim, não por enquanto.
Mas seu auxílio faz você evitar contratar aquela agência de marketing ou assessoria de "inovação" que cobra caro para apertar botões e não entrega resultados, desonrando a missão dos empreendedores.
Como usamos as IAS na minha empresa:
*Empresário e escritor chapecoense
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro